Rute e Noemi: uma historia de fé, amizade em meio a dor

 


A biblia coleciona belíssimas histórias antigas que preenchem nosso coração e alma, veremos agora a história de Rute e Noemi.

A narração bíblica pode ser encontrada no livro de Rute, acredita- se que foi escrito pelo profeta Samuel, a história ocorreu em torno de 900 A. C. Com certeza, uma das histórias mais lindas da Bíblia.

Noemi partiu com o marido e dois filhos para longe das terras de Israel em busca de melhores oportunidades de vidas, naquela ocasião Israel passava por uma crise de fome.

Nessa nova terra chamada Moabe, já estabelecidos, seus filhos se casaram, Malom era casado com Rute e Quilom com Orfa.

Elimeleque, marido de Noemi e seus dois filhos vieram a falecer, por circunstâncias não relatadas na Bíblia.

A Biblia conta que Rute, Orfa e Noemi choraram em alta voz, a dor da perda era latente, e Noemi uma senhora já idosa, não tinha mais esperança de se casar e ter filhos.

Na época o Direito das mulheres era completamente ligado a figura masculina, no caso em tela,  algum parente do falecido poderia herdar os  seus bens.

Noemi e Rute ao retornarem sem nada para as terras de Israel passaram por muitas dificuldades para seu próprio sustento. A biblia relata que Rute colhia as sobras das colheitas dos campos de Boaz.

Boaz  foi resgatador  das terras de Elimeleque, era um caso jurídico na época, se casou com Rute e as resgatou de uma situação difícil e miserável.

Boaz foi bisavô do Rei Davi, em que mais adiante, nasceu Jesus. Uma história linda que houve sofrimento, porem a fé, amor, amizade e lealdade venceram.




Comentários